Brasil

A grande mancha solar AR 3590 está apontando para a Terra e ameaça mais erupções

Houston, temos um problema

Mancha solar
Mancha solar Ciclo 25

Este ano temos falado bastante sobre as erupções solares. Na verdade, apenas alguns dias atrás, relatamos sobre a maior que afetou o astro rei em cerca de sete anos.

ANÚNCIO

Aquela foi a terceira erupção de classe X em um período de 24 horas, todas ocorridas na região ativa AR 3590, uma colossal mancha solar.

E claro, estamos bastante longe do Sol, por isso aquela notícia parece irrelevante para o dia a dia. O problema? Agora AR 3590 está em uma posição que ameaça diretamente a Terra.

Explosão solar Mancha solar AR2882

Potenciais consequências das erupções solares

Os especialistas da ESA (Agência Espacial Europeia) e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) têm monitorado de perto esta mancha solar.

Agora ela está em uma posição que aponta quase diretamente para nosso planeta, fenômeno que poderia desencadear tempestades geomagnéticas e rajadas de radiação de maior intensidade.

Tais rajadas podem ser potencialmente devastadoras, especialmente quando se trata de telecomunicações, redes elétricas e sistemas de navegação como o GPS.

Além disso, não apenas poderia causar estragos neste mundo, já que representariam um risco para os astronautas da Estação Espacial Internacional ou outras missões, além de afetar satélites e naves.

ANÚNCIO

Por outro lado, especialistas explicam que enquanto essa mancha estiver apontada para a Terra, é muito provável que vejamos um aumento na atividade solar.

Então, se você vir uma aurora boreal, saiba que pode ser resultado dessa atividade solar incomum e muito intensa.

Explosão solar NASA/SDO (NASA/SDO/Europa Press)

ANÚNCIO

Tags


ÚLTIMAS NOTÍCIAS