Brasil

Fim do mito: carregar o seu telefone até 100% pode estar danificando e encurtando a vida útil da sua bateria

Os dias em que carregávamos os celulares durante a noite toda já são coisa do passado.

Os dias em que os celulares eram tijolos e precisavam ser carregados por horas para aproveitar ao máximo seu desempenho ficaram para trás.

Atualmente os smartphones evoluíram a passos largos, permitindo carregamentos rápidos - como é o caso do novo Xiaomi Remi Note 13 Pro+ 5G que atinge 100% em apenas 19 minutos - e ao mesmo tempo duram mais tempo sem se esgotar.

Mas claro, há aqueles que ainda mantêm hábitos do passado, que acabam por não ser compatíveis com os dispositivos atuais. E, sejamos francos: ninguém lê os manuais quando compra um novo dispositivo.

Carga ideal para maior durabilidade

A preocupação constante de todos os usuários é que a bateria dos smartphones dure mais tempo.

No entanto, ao contrário da crença popular de carregar o telefone até 100%, especialistas sugerem que essa prática pode ser prejudicial para a saúde da bateria.

De acordo com a imprensa especializada, o ideal é sempre manter a carga entre 20% e 80%, evitando completá-la em 100%. A razão? Para prolongar a vida útil da bateria.

Dessa forma, a recomendação é desconectar o smartphone antes de atingir a carga completa ou 100% e conectá-lo apenas se a bateria estiver abaixo de 50%.

Isso ocorre porque a vida útil estimada de uma bateria de celular é de três a cinco anos, ou o que poderia ser equivalente a cerca de 500 a 1000 ciclos de carga.

E como não, outro erro comum é deixar o celular carregando a noite toda até atingir os 100%, pois é um hábito que atualmente só acelera o envelhecimento das baterias de íon de lítio. O mesmo acontece se você permitir que a bateria se esgote completamente.

Então, agora você sabe: Para preservar a bateria do seu telefone, a dica é evitar que ela seja totalmente carregada e prevenir sua descarga total.

E se quiser que o seu smartphone dure um pouco mais do que o estimado, aqui vai uma dica adicional: especialistas recomendam desligá-lo todos os dias por pelo menos 15 minutos e verá como ele funciona cada vez melhor.

Tags

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


NÓS RECOMENDAMOS