Brasil

Trabalhadores contra Elon Musk: ações milionárias ameaçam o destino de X, Tesla e SpaceX

Praticamente todas as empresas do magnata enfrentam problemas legais e trabalhistas

Elon Musk en Londres el 2 de noviembre de 2023. (Foto AP /Kirsty Wigglesworth, Pool) AP (Kirsty Wigglesworth/AP)

Elon Musk é uma figura reconhecida atualmente devido ao sucesso de empresas como Tesla, SpaceX ou mais recentemente por adquirir o Twitter e rebatizar a rede social como X.

ANÚNCIO

No entanto, o magnata também chamou a atenção da empresa por sua ética e problemas legais com ex-funcionários. Tanto é que atualmente enfrenta ações coletivas que somam centenas de milhões de dólares.

Um turbulento 2024 para Elon Musk

Embora isso seja pão de cada dia para um empresário da magnitude de Musk, as demandas se intensificaram após realizar demissões em massa na X, o que levou o bilionário à justiça, acusado de evitar indenizações por demissão.

Vamos lembrar que após assumir o controle total do Twitter, o empresário sul-africano reduziu drasticamente o número de funcionários dentro da empresa, passando de 7.500 empregados para aproximadamente 1.300.

É claro, as pessoas afetadas estão se fazendo ouvir através de ações legais, incluindo uma ação que ultrapassa os 500 milhões de dólares em indenizações não pagas a ex-engenheiros e executivos.

Para este último, serão os tribunais de Delaware, onde Musk já enfrentou desafios legais anteriores, que decidirão o futuro deste caso.

Mas isso não é tudo, pois há outra grande demanda apresentada por outros ex-membros da equipe do Twitter que acusam fraude e violação de contrato, destacando que Musk não teve a intenção de cumprir os acordos firmados.

ANÚNCIO

Tesla e SpaceX não ficam para trás

Além dos desafios legais que atormentam a X, a fábrica de automóveis Tesla em Fremont enfrenta uma ação coletiva de quase 6 mil funcionários por discriminação e racismo, um tema que tem gerado controvérsia e atenção da mídia.

Por sua vez, a SpaceX está no meio de uma batalha legal decorrente da demissão de funcionários que criticaram publicamente o comportamento de Musk. Para este caso, de forma inesperada, a SpaceX optou por processar a Junta Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB), marcando assim sua estratégia defensiva perante os funcionários.

No entanto, é notável que este não será um ano fácil para Elon Musk. Os milhões que ele arrisca no palco, somados à perda de confiança e credibilidade por parte de seus milhares de funcionários, ameaçam seu império.

A menos que mude de estratégia e busque aconselhamento com especialistas em ética laboral, este panorama só poderá piorar.

AP Foto/Czarek Sokolowski, Elon Musk (Czarek Sokolowski/AP)

ANÚNCIO

Tags


ÚLTIMAS NOTÍCIAS