Brasil

Eclipses, lua vermelha e a passagem de um cometa perto da Terra em março

O terceiro mês de 2024 começa com surpresas no espaço

Eventos astronómicos, eclipse lunar, cometa
Eventos astronómicos Eclipse

O terceiro mês de 2024 está repleto de eventos astronômicos que podemos desfrutar a olho nu em nosso firmamento. Por isso, se você é um entusiasta do espaço e se maravilha com os espetáculos do cosmos, preste atenção em tudo o que março traz, pois vem com uma lua avermelhada, resultado de um leve eclipse e da passagem de um cometa próximo às fronteiras da Terra.

ANÚNCIO

O mês astronômico começa em 10 de março com a Lua nova. Devido à previsão de céus limpos, é ideal para os fotógrafos obterem capturas impressionantes de nosso satélite natural.

No dia 14 deste mês, a Lua, que estará em sua fase crescente, estará perto do aglomerado das Plêiades, um grupo de mais de 3.000 estrelas que na Terra são conhecidas como "As 7 irmãs", que serão vistas brilhantes em nossos céus, de acordo com o Bio Bio.

El cúmulo de estrellas Pléyades traerán destellos de prosperidad para el 2024 a 5 signos
Estrelas Pleiades (Wirestock en Freepik)

No dia 20 deste mesmo mês ocorre o equinócio de outono (para o sul) e de primavera (para o norte). Na Terra, tanto o dia quanto a noite terão exatamente a mesma duração.

No dia 22 de março, o cometa 12P/Pons-Brooks atinge seu brilho máximo. No Brasil, poderemos vê-lo do final de março até o início de maio de 2024. Será mais fácil de observar em céus escuros, longe da poluição luminosa das cidades.

Contamos alguns conselhos para que possas observar a passagem do cometa.

  • Localização: Procure um local com pouca poluição luminosa, como um parque nacional ou uma área rural.
  • Data e hora: O cometa será mais visível após o pôr do sol e antes do amanhecer.
  • Equipa: Binóculos ou um telescópio ajudarão a obter uma melhor visão do cometa.
  • Aplicações: Use aplicativos de astronomia como Stellarium ou Sky-Map para encontrar a localização do cometa no céu.

Três dias depois, em 25, a Lua cheia iluminará os céus do norte da América, Europa e África.

ANÚNCIO

Durante todo o mês, os cinco planetas brilhantes visíveis a olho nu (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) estão em constante movimento. Às vezes aparecem de manhã, antes do amanhecer, e em outras ocasiões são visíveis no céu vespertino após o pôr do sol.

De vez em quando se agrupam para formar pares, trios ou alinhamentos no céu. Se a isso adicionarmos algumas chuvas de meteoros, eclipses ou cometas, teremos muitas emoções para buscar em nossas aventuras de observação do céu, como explicado pela NASA.

ANÚNCIO

Tags


ÚLTIMAS NOTÍCIAS