Brasil

A SpaceX fez história ao acoplar sua missão tripulada Crew-8 à Estação Espacial Internacional

Os quatro astronautas estarão em órbita durante seis meses

Crew-8
Crew-8 NASA

Este 2024 será um ano crucial para a exploração espacial, e a SpaceX sabe disso. A empresa liderada por Elon Musk lançou nas últimas horas sua missão Crew-8 para a Estação Espacial Internacional (ISS), tornando-se assim a primeira viagem tripulada de longa duração do ano.

ANÚNCIO

Com quatro astronautas a bordo, o foguete Falcon 9 decolou às 3:53 UTC desta segunda-feira, 4 de março, iniciando sua odisséia em direção ao que será sua residência no espaço pelos próximos seis meses.

Isso sim, nem tudo foi perfeito neste lançamento. Houve um contratempo antes do decolagem, causado por uma rachadura no selo da escotilha. Mas isso não impediu a missão de zarpar sem maiores incidentes.

Posteriormente, tanto a SpaceX quanto a NASA confirmaram que a integridade da Crew Dragon 'Endeavour' não seria comprometida durante sua longa missão.

Tripulação-8: Um marco para a SpaceX e a NASA

Esta missão é a oitava colaboração entre a SpaceX e a NASA utilizando um foguete Falcon 9 e a nave Crew Dragon. Além disso, é sucessora da missão comercial Ax-3 da Axiom e representa a 13ª missão tripulada na história da SpaceX.

Outro dado curioso? Com a Crew-8, o número total de pessoas levadas ao espaço pelas naves Crew Dragon chega a 50, destacando a crescente rivalidade com sua concorrência: Boeing Starliner, que ainda luta para realizar seu primeiro voo tripulado de demonstração para a NASA.

Por outro lado, a tripulação da Crew-8 inclui a engenheira Jeanette Epps, o piloto Matthew Dominick, o médico Michael Barratt e o cosmonauta russo Alexander Grebenkin, como parte do acordo de troca de assentos entre os Estados Unidos e a Rússia.

ANÚNCIO

Esta é o primeiro voo ao espaço exterior para toda esta tripulação, exceto para Barratt, que visitará a Estação Espacial Internacional pela terceira vez.

Assim, após acoplarem com sucesso na ISS, os astronautas da Crew-8 se juntaram à Expedição 71 e foram calorosamente recebidos pelos membros da Expedição 70. Dessa forma, agora são 11 as pessoas que residem na Estação Espacial Internacional.

Falcon 9 de SpaceX AP (John Raoux/AP)

ANÚNCIO

Tags


ÚLTIMAS NOTÍCIAS