Brasil

Quer se profissionalizar em inteligência artificial? Esses são os primeiros passos

Muitos têm dito que a IA fornecerá os ‘empregos do futuro’

Inteligencia artificial

A inteligência artificial (IA) tornou-se uma tecnologia indispensável na vida cotidiana de milhões de pessoas. Apesar dos receios sobre a eliminação de empregos, numerosos estudos sugerem que também gerará uma grande quantidade de oportunidades de trabalho.

A crescente demanda por especialistas em IA por parte das empresas contrasta com a escassez de profissionais nessa área. Segundo o ‘Der Spiegel’, à medida que a demanda aumenta, também aumenta a oferta de programas de formação nessa área.

Kinga Schumacher, pesquisadora do Centro Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial (DFKI) em Berlim, destaca que nem sempre está claro como começar uma carreira em IA.

No passado, teria recomendado estudar informática, mas agora sugere que também se pode abordar a partir da ciência de dados ou da robótica, já que "há muitas formas de desenvolver a IA".

Na Espanha, várias universidades oferecem programas de graduação em Inteligência Artificial, muitas vezes em combinação com Engenharia de Dados, como é o caso da Universidade Complutense de Madrid. Esses programas fornecem conhecimentos em computação, Big Data e análise de dados, assim como em IA.

Outras universidades espanholas que oferecem programas de IA incluem a Universidade Politécnica de Madrid, Universidade de Granada, Universidade Politécnica da Catalunha, Universidade de Deusto e Universidade de A Corunha.

Para aqueles que já possuem um diploma e desejam se especializar em IA, existem programas de mestrado em instituições como a Universidad Internacional de Valencia, Universidad de Barcelona e a Politécnica de Madrid, assim como em centros de negócios como a ESIC: Business & Marketing School e a EAE Business School.

Recomenda-se que os interessados nesses programas tenham graduações em disciplinas como Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Matemática, Ciência da Computação e Administração de Empresas, Engenharia de Software, Sistemas de Informação ou Engenharia de Computadores.

Além dos programas formais, também existem cursos online gratuitos sobre IA, oferecidos por universidades como Harvard e plataformas como edX, assim como por empresas como Amazon, Google e Microsoft.

Esses cursos oferecem a oportunidade de adquirir habilidades em IA, o que pode ser valioso para enfrentar a crescente demanda por talentos nessa área.

Tags

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


NÓS RECOMENDAMOS