Brasil

O inesperado hábito de Bill Gates para ter uma memória de aço aos seus 68 anos

E não, não é a leitura

Bill Gates

Bill Gates nasceu em 28 de outubro de 1955 em Seattle, portanto, este ano de 2024 ele está se preparando para completar 69 anos. E embora possa parecer cansado, a verdade é que o empresário mantém sua mente tão ativa e ágil quanto na juventude.

O segredo? Bem, não, não se trata de leitura. O próprio Gates confirmou que o segredo de sua boa memória não está nesse hábito.

O método de memorização de Gates

Ao contrário do que muitos podem pensar, ler mais de 2.500 livros não é a única estratégia que Gates utiliza para fortalecer sua memória. Ele também não tem memória fotográfica.

Através de seu blog pessoal Gates Notes, o cofundador da Microsoft esclareceu que para manter uma memória excepcional se inspira nos exercícios de visualização, um conceito que explorou profundamente depois de ler "Moonwalking with Einstein" de Joshua Foer.

Este livro apresenta diversas estratégias para potencializar a memória, destacando as técnicas utilizadas pelos campeões de memorização.

Por exemplo: Esses especialistas imaginam uma casa, detalhando os quartos, as pessoas dentro dela e elementos específicos, facilitando assim a retenção de novos conceitos. E de acordo com Gates, essa estratégia funciona de forma semelhante à prática constante de jogar bridge por duas décadas.

Relacionar objetos, aromas ou anedotas com pessoas específicas é um método que Gates considera efetivo para memorizar até mesmo um baralho completo de cartas.

A repetição e familiarização com padrões específicos aumentam significativamente a capacidade de reconhecer e lembrar informações novas. Por isso, o multibilionário destaca a importância de ser regular nos exercícios para que a memória comece a ser treinada o mais cedo possível.

Bill Gates
Tags

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


NÓS RECOMENDAMOS