Brasil

Satya Nadella: seu maior erro nos dez anos como CEO da Microsoft

Ele confessou seu maior erro por ocasião da comemoração

Satya Nadella, CEO da Microsoft há dez anos

Steve Ballmer liderou a Microsoft entre 2000 e 2014. E após um período não muito brilhante, a empresa fundada por Bill Gates optou por substituí-lo como CEO e dar lugar a Satya Nadella para ocupar o cargo.

Desde aquela decisão, 4 de fevereiro fazem 10 anos. Uma década que, segundo Nadella, tem sido cheia de sucessos e fracassos.

Tudo isso para alcançar uma avaliação atual de US$ 3,06 trilhões, posicionando-se como a empresa pública mais valiosa atualmente, até mesmo acima da Apple.

Claro que este caminho tem sido muito mais longo do que pode parecer, e é o próprio Nadella quem revelou qual foi seu maior erro durante esses dez anos à frente da empresa tecnológica.


Do que Satya Nadella se arrepende?

Como mencionamos anteriormente, sob a liderança do engenheiro de 56 anos a Microsoft conseguiu se transformar e superar os obstáculos deixados pela era anterior.

No entanto, alguns meses atrás, Nadella tornou público seu maior arrependimento durante esta etapa de sua vida. Durante uma entrevista concedida no prêmio Axel Springer, ele compartilhou sua perspectiva sobre o que considera seu maior fracasso estratégico.

Adivinhem? Isso mesmo, a incursão e posterior retirada do mercado dos smartphones com Windows Phone. Este dispositivo, que buscava competir em um mercado dominado pelo Android e Apple, nunca conseguiu o impacto desejado, apesar da aquisição da Nokia em uma tentativa de fortalecer sua posição.

O fracasso do Windows Phone

A custosa tentativa da Microsoft de se destacar no mercado de telefonia móvel, que incluiu um investimento de US$ 5,44 bilhões na Nokia, não deu os frutos esperados, levando a empresa a uma crise financeira.

Nesse contexto, Nadella lamentou especialmente a decisão de abandonar o Windows Phone, considerando que poderiam ter encontrado alguma maneira de torná-lo viável.

"Uma das decisões mais difíceis que tomei quando me tornei CEO foi sairmos do que poderia ser chamado de mercado de telefonia móvel como era definido naquela época. Em retrospecto, acredito que poderia ter havido maneiras de fazer isso funcionar, talvez reinventando a categoria de computação entre PCs, tablets e telefones", declarou Nadella.

Windows Phone Divulgação

Tags

ÚLTIMAS NOTÍCIAS