Brasil

O aviso do dono do TikTok lançado aos seus funcionários sobre o uso de IA

Parece que não é muito amigável

Esta imagen muestra la app de TikTok en un dispositivo móvil, el 28 de septiembre de 2020, en Tokio. (AP Foto/Kiichiro Sato, Archivo)
Tik Tok Tiktok, logo. (AP Foto/Kiichiro Sato, Archivo) (Kiichiro Sato/AP)

Liang Rubo, presidente executivo da ByteDance, alertou os funcionários em uma reunião global que a empresa, proprietária do TikTok, corre o risco de se tornar complacente e cair na mediocridade diante dos desafios de novas empresas emergentes.

ANÚNCIO

Liang destacou que a rápida expansão da empresa nos últimos anos a tornou menos eficiente e que não tem prestado suficiente atenção à tecnologia de inteligência artificial (IA).

Na reunião, ele apontou que a empresa não tem sido suficientemente sensível às novas tecnologias, mencionando que as discussões sobre GPT não apareceram nas revisões tecnológicas até 2023, apesar de o GPT-1 ter sido lançado em 2018.

GPT é uma técnica de aprendizado de máquina que tem sido usada para desenvolver chatbots como o ChatGPT da OpenAI.

Apesar de que o ByteDance é considerado líder mundial em algoritmos devido ao sucesso de seus aplicativos como TikTok, Douyin e Toutiao, Liang reconheceu que a empresa tem sido lenta em adotar tecnologias de IA em comparação com outras empresas.

Outros magnatas chineses da tecnologia, como o fundador da JD.com e o presidente da Tencent, também têm instado suas empresas a serem mais eficientes e evitar a autocomplacência.

Liang destacou que a ByteDance começou tarde na corrida da IA e que empresas com modelos superiores os desenvolveram entre 2018 e 2021.

ANÚNCIO

Também mencionou que a empresa estava enfrentando demasiados trâmites burocráticos internos à medida que se expandia, o que resultava em atrasos em projetos que uma startup poderia completar em um mês.

A ByteDance recentemente tem se concentrado mais em inteligência artificial, abandonando algumas atividades como videogames. A empresa tem testado vários chatbots baseados em IA, como "Doubao" na China e "Cici" e "ChitChop" no exterior.

No entanto, a estratégia da ByteDance em relação à IA foi objeto de escrutínio depois que foi relatado que a empresa utilizou tecnologia da OpenAI para desenvolver sua própria IA. Embora a ByteDance tenha afirmado que seu uso era legal, a OpenAI suspendeu a conta da ByteDance aguardando uma investigação.

ANÚNCIO

Tags


ÚLTIMAS NOTÍCIAS