Brasil

Chuva de diamantes: o incrível fenômeno descoberto em 1.900 exoplanetas

Ao contrário da Terra...

Lluvia de diamantes / Composición
Lluvia de diamantes / Composición

Recentemente, uma equipe internacional de cientistas, liderada por especialistas do Laboratório Nacional de Aceleradores SLAC do Departamento de Energia dos EUA, descobriu que em mais de 1.900 exoplanetas de nossa galáxia poderia chover diamantes.

ANÚNCIO

Publicado em Nature Astronomy, este estudo fornece uma nova perspectiva sobre a formação de diamantes em planetas gelados como Netuno e Urano.

Neptuno y urano.
Imagem: NASA | Neptuno e urano.

Como é isso possível?

Os pesquisadores descobriram que os diamantes se formam a pressões e temperaturas mais baixas do que o previsto, o que poderia ter um impacto significativo na compreensão dos campos magnéticos de Netuno e Urano.

Utilizando uma técnica avançada que envolve um giroscópio girando em alta velocidade, simulou-se o processo de formação de diamantes em condições extremas, semelhantes às que seriam encontradas nesses planetas gelados.

Assim, eles entenderam que a chuva de diamantes poderia ocorrer em profundidades menores em Urano e Netuno, influenciando na geração de seus campos magnéticos únicos.

Ao contrário da Terra, cujos campos magnéticos são simétricos e se estendem dos polos, os campos desses planetas gelados são assimétricos, o que sugere que são gerados em uma camada fina de material condutor e não no núcleo.

Avanços na pesquisa

Em experimentos realizados com um laser de elétrons livres de raios X (XFEL), os cientistas observaram a formação de diamantes em condições de alta pressão.

ANÚNCIO

Além disso, descobriram que a presença de oxigênio aumenta a probabilidade de formação de diamantes, ampliando as condições e os planetas onde podem se formar.

Um experimento adicional, utilizando uma célula de bigorna de diamante e múltiplas doses de raios X, confirmou a formação de diamantes a partir de um filme de plástico sob pressões e temperaturas extremas.

Esta descoberta tem repercussões significativas para a compreensão dos exoplanetas, especialmente os miniNetunos, que são um dos tipos mais comuns fora do nosso sistema solar.

No entanto, os cientistas estimam que dos 5.600 exoplanetas confirmados, mais de 1.900 podem experimentar chuva de diamantes. Uma loucura, embora muito distante para nos tornarmos milionários.

ANÚNCIO

Tags


ÚLTIMAS NOTÍCIAS