A ideia de ter um mundo para migrar, caso o nosso seja destruído pela ganância dos multibilionários, começa a tomar forma para aqueles que se dedicam à ciência espacial. Uma equipe de especialistas da Universidade de Wisconsin-Madison encontrou um exoplaneta que eles classificam como uma Terra primitiva, a apenas 73 anos-luz de distância do nosso Sistema Solar.
O conceito de exoplaneta já foi abordado anteriormente no FayerWayer, mas vamos refrescar a memória daqueles que não sabem o que são esses mundos. Esses planetas são conhecidos dessa forma por orbitarem uma estrela massiva que não é a nossa. Eles existem dentro e fora da nossa galáxia.
Até agora, não encontraram um que registre as mesmas condições para o desenvolvimento da vida como a conhecemos. No entanto, existem certos candidatos aos quais os cientistas estão de olho.
Um dos mais recentes é o HD 63433d, descoberto por uma equipe científica liderada pela brasileira Melinda Soares-Furtado, uma astrofísica pós-doutoranda na Universidade de Wisconsin-Madison.
HD 63433d não possui as condições exatas para a vida ainda, mas parece estar caminhando para se formar como o nosso planeta. Por isso é chamado de Terra primitiva, porque, devido à sua localização em relação ao Sol, está na zona habitável e no futuro poderia ser um lugar muito semelhante ao que vivemos.
O Infobae relata que o exoplaneta está a 73 anos-luz de distância. Tem um diâmetro aproximadamente 1,1 vezes o da Terra e uma massa estimada de 1,2 vezes a massa do nosso mundo.
HD 63433d é o exoplaneta terrestre mais próximo descoberto até o momento. Também é um dos exoplanetas terrestres mais jovens conhecidos, com uma idade estimada de cerca de 400 milhões de anos.
Foi descoberto usando o Telescópio Espacial TESS. E o estudo com seus dados foi publicado pela revista Nature Astronomy em 24 de janeiro de 2024.
HD 63433d é um alvo promissor para futuras pesquisas. Os cientistas esperam poder usar telescópios terrestres e espaciais para determinar se o planeta possui uma atmosfera e se essa atmosfera poderia abrigar água líquida, um ingrediente essencial para a vida.
