Brasil

A Apple supera a Samsung pela primeira vez em uma década com envios globais de smartphones

A Samsung sempre foi a empresa que mais distribuía smartphones em todo o mundo, mas agora a Apple assumiu a liderança

Apple y Samsung
Apple e Samsung Empresas lideres

Este 17 de janeiro de 2024 é uma data especial para a Samsung, já que o fabricante terá seu evento Galaxy Unpacked, onde apresentará sua nova família de smartphones Galaxy S24. Mas parece que a Apple roubou um pouco de destaque ao se posicionar como líder em um setor chave do mercado de vendas de smartphones.

Embora os rapazes de Cupertino sempre tenham tido margens de lucro favoráveis e ótimas devido à grande diferença entre o custo de produção de qualquer iPhone e seu preço final de venda ao público, a realidade é que seus embarques ou envios de unidades para venda sempre foram relativamente inferiores aos da empresa asiática. Até agora.

Uma vez que, de acordo com dados preliminares publicados pela empresa de pesquisa IDC, a Apple alcançou 234,6 milhões de envios de telefones ao longo de todo o ano de 2023. Isso representa um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior e lhe confere uma participação de mercado de 20,1%.

A Samsung, por sua vez, registrou 226,6 milhões de remessas, o que equivale a uma participação de mercado de 19,4% e uma queda de 13,6% em relação ao ano anterior.


A Apple supera pela primeira vez a Samsung em envios globais

"Esta é a primeira vez que uma empresa que não se chama Samsung ocupa o primeiro lugar no mercado mundial de smartphones desde 2010."

É o que pode ser lido no comunicado da empresa de análise, onde podemos observar a lista geral de remessas para o ano passado, 2023. Onde, de fato, a Apple se colocou em primeiro lugar, seguida pela Samsung, Xiaomi e OPPO.

Apple destrona a Samsung en 2023.
Imagem: IDC | Apple destrona a Samsung em 2023.

Diante desse cenário, é válido questionar quais foram os fatores que levaram a essa mudança de equilíbrio no mercado.

Mas as respostas são evidentes. Em primeiro lugar, a Apple lançou uma série de novos smartphones que foram bem recebidos pelos consumidores. O iPhone 14 continua sendo um favorito do público, enquanto o iPhone 15, lançado em setembro de 2023, tem desfrutado de uma popularidade quase equivalente.

A Samsung, por sua vez, tem mantido o ritmo dentro de suas possibilidades, mas empresas como OPPO ou Xiaomi têm crescido substancialmente em popularidade entre a base de consumidores do Android. O exemplo máximo talvez seja o OPPO Find N3 Flip.

Se a isso somarmos o fato de que o mercado mundial de smartphones em geral experimentou uma queda nos envios globais em 2023, temos como resultado o que vemos na lista.

Os dados da IDC sugerem que os envios globais de smartphones diminuíram 3,2% em relação ao ano anterior, para 1,170 bilhão de unidades.

Talvez o Galaxy S24 mude o cenário a seu favor novamente.

Tags

ÚLTIMAS NOTÍCIAS