Vivemos em um mundo acelerado. Ano após ano, smartphones mais poderosos ganham destaque em novos anúncios publicitários, maiores do que os de antigamente. O DVD que você comprou parcelado para sua casa já está obsoleto, a digitalização não espera e deixa tudo para trás: todos para trás. “Analógicos: Quando o crepúsculo se aproxima” é um filme que nos faz questionar o quão obsoletos nós mesmos como seres humanos ficaremos inseridos nesse ritmo acelerado. Algo que já acontece com muitos de nossos idosos: algo que Blanca e José vivenciaram.
Todos nos sentiremos identificados em algum momento, com as grandes atuações de Mónica Carrasco e Jorge Gajardo, que historicamente encarnaram um casal que une gerações em "Los Venegas" e que agora retornam com o nome de um casal diferente, mas novamente carregados de um amor que nos fará estremecer enquanto superam adversidades.

Em 82 minutos, este filme do gênero drama e ficção científica nos envolve na história de nossos protagonistas. Trata-se de um casal idoso solitário, cuja rotina de assistir televisão é afetada por um fenômeno astronômico.
Um drama com o qual definitivamente "nos conectamos"
Por outro lado, Blanca (Mónica Carrasco) sofre de uma doença degenerativa e depende de José (Jorge Gajardo) em situações do dia a dia. A perda do sinal de televisão afeta ainda mais a vida dessas pessoas idosas, isolando-as do mundo. Isso obriga José a pedir ajuda a Cindy, uma jovem imigrante que trabalha em um armazém próximo. Mas quando a jovem tenta ajudá-los, sua presença traz à memória de Blanca as lembranças de uma filha.

Produzido pela Olguín Films e Via X Films, "Análogos" nos mergulha em uma realidade mais do que presente no mundo atual, e na qual todos nós nos veremos envolvidos tarde ou cedo. O filme, que recebeu o prêmio do júri em Curtas, Festival de Cinema Fantástico da Galícia, foi classificado como "um drama intenso e fortemente interpretado. Autêntico, desesperado e cheio de amor".
Tecnologia como metáfora
O júri também destacou a força da história que "Análogos" nos propõe: "centra-se num casal de idosos. A dureza da demência se sobrepõe à dificuldade de encontrar seu caminho numa sociedade que já não compreende". "De forma sutil e sensível, ANÁLOGOS utiliza o desenvolvimento da tecnologia do entretenimento como metáfora do envelhecimento. Tudo continua evoluindo, enquanto a vida cotidiana, cada vez mais difícil e solitária, se encaminha para um final inevitável", acrescentaram.

Localizada em um contexto de confinamento, com o qual podemos nos sentir familiarizados após a recente pandemia, este filme dirigido por Jorge Olguín e produzido por Carol Campos nos mostra uma perspectiva diferente de um tema global, que não será interrompido por nada, pois todos nós percorremos esse caminho ao longo do tempo.
O filme será lançado em 25 de janeiro de 2024 e estará disponível em todos os cinemas do país graças à Andes Films.
Assista ao trailer aqui
O trailer que nos apresenta essa história já acumula milhares de visualizações no Youtube, apenas alguns dias após sua publicação (Trailer Oficial | Análogos | 25 de Janeiro, apenas nos cinemas (youtube.com))
FICHA TÉCNICA "ANÁLOGOS"
- Tagline: QUANDO O PÔR DO SOL SE APROXIMA
- Título: "Análogos"
- Duração: 82 minutos / Gênero: Drama e Ficção científica
- Formato: 4K Cor / Casas de produção: Olguín Films e Via X Films
- Elenco Principal: Mónica Carrasco, Jorge Gajardo e Cindy Díaz.
- Endereço e Roteiro: Jorge Olguín
