Brasil

O ‘monstro invisível’ do Espaço foi descoberto pelo Telescópio Hubble

Ele é enorme e percorre todo o Universo criando estrelas

Telescopio Hubble de la NASA
Telescopio Hubble NASA

Monstros espaciais? Muito reais. Cientistas descobriram com o telescópio espacial Hubble da NASA um ‘monstro invisível’, do qual determinaram ser um buraco negro supermassivo que se move pelo espaço a uma velocidade tão grande que cria estrelas em vez de devorá-las, devido à rapidez com que se expande.

ANÚNCIO

A informação coletada pela ‘AS’ afirma que a agência espacial dos Estados Unidos detalhou que o gigante invisível tem o peso de até 20 milhões de sóis e atravessa o espaço intergaláctico tão rapidamente que, se estivesse em nosso Sistema Solar, poderia viajar da Terra à Lua em menos de 15 minutos.

Pieter van Dokkum, pesquisador da Universidade de Yale em New Haven, afirmou que nunca antes se viu algo semelhante: “Acreditamos que estamos vendo um rastro atrás do buraco negro onde o gás esfria e pode formar estrelas. Então, estamos vendo a formação de estrelas atrás do buraco negro”.

Como descobriram o ‘monstro’?

O especialista contou como descobriram esse fenômeno: “Foi pura casualidade que nos deparamos com ele. Estávamos procurando aglomerados globulares de estrelas em uma galáxia anã próxima, escaneando através da imagem do Hubble e notei que tínhamos uma pequena linha”.

"Imediatamente pensei 'oh, um raio cósmico atingindo o detector da câmera e causando um artefato de imagem linear'. Quando removemos os raios cósmicos, percebemos que ainda estava lá. Não se parecia com nada que já tivéssemos visto antes."

Agujero negro
Buraco Negro Buraco Negro

A NASA explicou que os cientistas consideram que é provável que o gás esteja sendo impactado e aquecido pelo movimento do buraco negro que o atinge ou poderia ser a radiação de um disco de acreção ao redor do buraco. Além disso, a velocidade com que esse ‘monstro’ se move poderia ser o resultado de múltiplas colisões de buracos negros supermassivos.

Tags

ÚLTIMAS NOTÍCIAS