Brasil

O Sol lançou sua erupção mais poderosa registrada desde 2017

Com razão faz tanto calor

CMEs O fim do mundo? Isto acontecerá com o Sol no futuro, segundo ESA.

Recentemente, foi registrada a explosão solar mais poderosa desde 2017. Classificada como tipo X2.8, destaca-se como um dos mais intensos na escala da NASA, confirmada pelo vídeo capturado pela nave do Observatório de Dinâmica Solar (SDO), mostrando os altos níveis de radiação liberados.

ANÚNCIO

As chamas solares mais fortes costumam vir acompanhadas de ejeções de massa coronal (EMC), enviando enormes nuvens de plasma solar para o espaço a velocidades de milhões de quilômetros por hora.

Parece que esta chama estaria ligada a uma CME, possivelmente com um componente direcionado para a Terra, relatado pelo SpaceWeather.com. A Força Aérea dos EUA relatou uma explosão de rádio solar Tipo II, comumente associada à borda de uma CME emergente, cuja velocidade pode exceder 2.100 km/s.

As CMEs que impactam a Terra podem desencadear tempestades geomagnéticas, afetando redes elétricas e infraestruturas. Essas tempestades também podem intensificar as auroras, tornando-as mais visíveis e espetaculares em áreas extensas.

ANÚNCIO

Tags


ÚLTIMAS NOTÍCIAS