Brasil

Inovação contra a seca: cientistas chineses conseguem extrair água do ar usando apenas luz solar

Poderia se tornar uma solução econômica para acessar água limpa

Sequía
Sequía Soluções contra a seca (Pixabay)

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Jiao Tong de Xangai vem desenvolvendo um sistema revolucionário que promete ser uma solução para mitigar a seca mundial.

O projeto, liderado pelo engenheiro Ruzhu Wang e recentemente publicado pela revista Applied Physics Review, é descrito como um dispositivo de captação passiva de ar-água por adsorção (PAWH).

Dito de outra forma, trata-se de um sistema capaz de converter a umidade atmosférica, transformando-a em água potável quando exposta à luz solar.

Extração de vapor de água

A nossa atmosfera contém uma quantidade de vapor de água equivalente a 10% de toda a água doce existente nos lagos do mundo.


Este recurso inesgotável está presente até mesmo em áreas mais áridas e é constantemente reabastecido através da evaporação e circulação do ar, tornando-o uma incrível alternativa para gerar água potável.

Neste caso, a equipe de Wang baseou seu estudo em melhorar vários aspectos dos sistemas de captação de água atmosférica, incluindo a gestão de materiais adsorventes e a eficiência do processo de desorção-condensação.

Tecnologia revolucionária

Foi assim que desenvolveram um gel super-higroscópico, utilizando derivados vegetais e sais higroscópicos, com o objetivo de tornar o dispositivo mais rentável e fácil de fabricar em grande escala.

E eles conseguiram. Em testes de laboratório, um quilo deste gel foi capaz de absorver quantidades entre 1,18 e 6,4 kg, dependendo da umidade do ambiente.

"Ficamos impressionados que mesmo quando se injetava até 5 gramas de sal em 1 grama de polímero, o gel resultante mantinha boas propriedades de inchamento e retenção de sal", indica Wang na publicação.

Para o processo de desorção do dispositivo, os pesquisadores optaram por aproveitar a luz do sol para elevar a temperatura do vapor, o que serve para eliminar microorganismos e vírus, tornando a água potável sem a necessidade de purificação adicional.

Embora os avanços sejam de vital importância para os milhões de pessoas afetadas pela seca em todo o mundo, ainda existem desafios para melhorar e posteriormente implementar o PAWH em grande escala. Por enquanto, o que resta é a certeza de que existem avanços nessa área.

“Revolucionamos a tecnologia de captação de água atmosférica com energia solar. (...) Combinado com todos esses méritos, nossa estratégia proporciona uma solução sustentável e eficaz para projetar sorventes à base de hidrogel com uma cinética superior, que se prevê ter implicações práticas para mitigar a crise da água em regiões áridas”, conclui o estudo.

Tags

ÚLTIMAS NOTÍCIAS