Brasil

O que o Pentágono está planejando no Espaço? Isso é o que sabemos de novo voo

Se as condições permitirem, o X-37B deverá ser lançado nas próximas horas

O X-37B AP (AP)

O enigmático avião espacial X-37B do Pentágono está prestes a realizar um novo lançamento. Dessa vez, utilizando o poderoso foguete Falcon Heavy da SpaceX, prevê-se que esta será a missão de maior altitude para este misterioso avião militar.

E embora estivesse programado para ser lançado nesta segunda-feira, às 20h14 de Miami, a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, seu lançamento foi adiado devido a um problema em terra.

O que é o X-37B?

O Veículo de Teste Orbital X-37B é uma nave espacial robótica em serviço da Força Aérea e Espacial dos Estados Unidos. Atualmente existem duas unidades do X-37B, e juntas acumularam um impressionante total de 3.774 dias no espaço.

Fisicamente, ao contrário dos ônibus espaciais comuns, o X-37B é mais compacto, com dimensões de aproximadamente 9 metros de comprimento, três de altura e uma envergadura de quatro metros e meio. Além disso, seu design não prevê a presença de astronautas a bordo.


Histórico de lançamentos

Até o momento, o X-37B foi lançado em seis ocasiões, utilizando dois tipos diferentes de foguetes: cinco vezes a bordo do Atlas V da United Launch Alliance (ULA) e uma vez a bordo do Falcon 9 da SpaceX.

A relevância deste próximo lançamento reside no fato de que será a primeira vez que o X-37B será levado ao Espaço utilizando o poderoso Falcon Heavy da SpaceX, o que lhe permitirá atingir órbitas de maior altitude.

O mistério por trás de seu lançamento

Atualmente, grande parte das atividades e objetivos específicos do X-37B é mantida em estrito sigilo. Sabemos que ele fez sua primeira viagem em 2011 e inicialmente especulava-se que ele poderia estar envolvido em tarefas como a reparação de satélites em órbita e encontros com outras espaçonaves.

Ao longo de suas missões anteriores, o X-37B transportou várias cargas úteis e serviu como plataforma para realizar experimentos e demonstrações de tecnologia, tanto de natureza militar como da NASA.

Por exemplo, foi testado um motor de efeito Hall desenvolvido pela Aerojet Rocketdyne.

Enquanto para esta missão, a Força Espacial apenas revelou que serão realizados testes que "incluem operar em novos regimes orbitais, experimentar tecnologias de detecção de ameaças no domínio espacial e investigar os efeitos da radiação em materiais da NASA".

No entanto, o X-37B está prestes a embarcar em sua sétima missão e, embora os detalhes desta nova aventura sejam desconhecidos, está claro que ele atingirá altitudes nunca antes alcançadas em suas missões anteriores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS