Brasil

Mistério resolvido: este é o maior planeta do Universo

Conta com um diâmetro maior que o de Júpiter, pelo menos 2,5 vezes o seu tamanho

En la búsqueda de vida en otras partes del universo, los científicos han buscado tradicionalmente planetas con agua líquida en su superficie. NASA

O Universo abriga inúmeras maravilhas astronômicas que ainda mal conhecemos. De acordo com a Agência Espacial Canadense (CSA), existem pelo menos 1 trilhão de galáxias conhecidas, cada uma com seus próprios sistemas solares e planetas.

E é neste vasto cenário que surge uma pergunta que todos nós fazemos: qual é o maior planeta do Universo?

A busca pelo planeta gigante

Provavelmente, vem-nos à mente o nosso grande representante do Sistema Solar: Júpiter. No entanto, o gigante gasoso deteve esse título apenas até 1992.

Foi após a descoberta do primeiro exoplaneta, ocorrida naquele ano, que os estudiosos se abriram para a ideia de que poderia existir muito mais além dos planetas do nosso Sistema Solar.


De acordo com o Live Science, a chave para determinar a magnitude de um planeta reside em suas medidas de diâmetro e massa, embora nem sempre estejam inter-relacionadas.

Exemplificando esse fenômeno, de acordo com Solène Ulmer-Moll, pesquisadora pós-doutoral de exoplanetas na Universidade de Genebra, o exoplaneta HAT-P-67 b possui um raio aproximadamente duas vezes maior que Júpiter, mas sua baixa densidade implica apenas um terço da massa do gigante gasoso.

Por sua vez, os planetas mais massivos, com uma massa até 13 vezes maior que a de Júpiter, incluem exemplos notáveis como HD 39091 b, localizado a 60 anos-luz da Terra, com uma massa que excede em 12 vezes a de nosso gigante planetário.

Qual é o maior planeta do Universo?

Andrea Fischer, jornalista da National Geographic em Espanhol, dedicou-se a estudar este tema e definiu que ROXs 42Bb deveria ser o maior planeta do Universo conhecido até agora.

Trata-se de um colosso descoberto em 2013 pelo astrônomo Thayne Currie, da Universidade de Toronto.

Conta com um diâmetro maior que o de Júpiter por pelo menos 2,5 vezes o seu tamanho. Claro que isso é uma estimativa, devido às inevitáveis imprecisões das medições a longa distância.

Embora ROXs 42Bb ostente o título de maior planeta descoberto até agora, a vastidão do Universo sugere que podem existir gigantes ligeiramente mais imponentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS