O incidente do tomate perdido no Espaço, protagonizado pelo astronauta Frank Rubio da Estação Espacial Internacional da NASA (ISS, sigla em inglês), chegou ao fim depois de mais de oito meses de intriga.
Vamos começar pelo começo: no final de março deste ano, um tomate anão Red Robin, com cerca de 2,5 centímetros de largura, foi perdido depois que Rubio o recebeu em um saco Ziploc.
É tempo de colheita! 🍅
— ISS Research (@ISS_Research) 29 de março de 2023
O estudo Veg-05 é o próximo passo para atender à necessidade de um sistema contínuo de produção de alimentos frescos no espaço. Essa safra de tomates anões está voltando para a Terra para análise científica! pic.twitter.com/4f0LtFwJAY
Após isso, a situação tornou-se uma piada recorrente dentro da ISS: nos meses seguintes, eles continuaram culpando Rubio por ter perdido seu tomate enquanto tentava comê-lo.
O que aconteceu com o tomate espacial?
Embora tenha sido ironicamente culpado por "comer" o tomate, a realidade era que ele escapou e flutuou na ISS antes que pudesse experimentá-lo.
Este fato ocorreu em março e, após vários meses, a astronauta da NASA Jasmin Moghbeli - que também foi parte de um incidente similar - anunciou que finalmente encontraram o pequeno tomate, parte da colheita final do experimento Veg-05.
“O nosso bom amigo Frank Rubio, que já regressou à casa, tem sido culpado durante bastante tempo por comer o tomate. Mas podemos exonerá-lo. Encontramos o tomate”, disse durante o evento pelo 25º aniversário da Estação Espacial Internacional, celebrado no dia 6 de dezembro.
Como é que se perde um tomate no Espaço?
"Eu passei tantas horas procurando aquela coisa", brincou Rubio durante uma transmissão ao vivo da ISS no mês passado.
E é que, de acordo com a NASA, a ISS é maior do que uma casa de seis quartos, o que apresenta desafios significativos para rastrear objetos em microgravidade.
Lá se desenvolvem pesquisas como o experimento Veggie, que estuda o cultivo de plantas nessas condições gravitacionais e busca compreender melhor como enfrentar esses desafios no Espaço profundo.
Por isso, apesar da busca, a tripulação de Rubio continuou com outros experimentos científicos e isso acabou sendo apenas uma anedota.
É importante mencionar que Rubio já está na Terra. Após uma missão que durou 371 dias em órbita, o astronauta retornou ao seu lar e agora não tem mais nenhum compromisso no Espaço.
