Brasil

Apple Car está morto para sempre: Tim Cook direcionaria seus recursos para Inteligência Artificial

O projeto do Apple Car teria sido completamente eliminado por Tim Cook e sua equipe para concentrar seus esforços em Inteligência Artificial

Apple Car Tim Cook

Elon Musk gosta disso. O projeto do Apple Car, aquele carro elétrico autônomo de baixo consumo de energia que, supostamente, estava em desenvolvimento para competir com a Tesla Motors, teria sido cancelado pela empresa para favorecer melhor suas iniciativas relacionadas à Inteligência Artificial.

ANÚNCIO

É algo desconcertante. Aqui mesmo no FayerWayer ao longo dos últimos anos temos vindo a relatar todas as fugas de informação e relatórios em torno deste carro que, em mais de uma ocasião, teria estado prestes a ser anunciado oficialmente.

Na verdade, durante anos, tanto este veículo como o dispositivo que hoje conhecemos como o Apple Vision Pro, foram destaque em vários artigos que divulgavam os avanços desses projetos, com potenciais parceiros, fornecedores, avanços nos testes e muito mais.

Foto: Titan Projesi Apple Car

Os últimos relatórios apontavam para um lançamento em 2028, no melhor dos casos. Mas parece que os rapazes de Cupertino mudaram radicalmente de opinião.

Assim, o visor de Realidade Mista conseguiu chegar ao mercado, mas o Apple Car teria sido cancelado para dedicar melhor esses recursos ao tópico atualmente em destaque no setor.

Tim Cook teria matado o Apple Car para priorizar a Inteligência Artificial

De acordo com um relatório da Bloomberg, a Apple decidiu cancelar o seu projeto de carro elétrico, que estava em desenvolvimento pelo menos desde 2014. Com isso, quase uma década de trabalho foi jogada fora.

A empresa realocou a maioria dos 2.000 funcionários que trabalhavam no projeto para sua crescente divisão de Inteligência Artificial Generativa, priorizando este campo emergente.

ANÚNCIO

Mas o curioso é que, embora o projeto do carro nunca tenha sido tornado público pela Apple, a mídia afirma que a decisão de matar o Apple Car teria sido comunicada internamente pelo diretor de operações da Apple, Jeff Williams, e pelo vice-presidente Kevin Lynch.

Apple Car

Agora a Apple estaria apostando na IA generativa, um campo em ascensão que permite criar aplicativos como chatbots conversacionais, ferramentas de redação criativa e sistemas de geração de imagens.

John Giannandrea, líder da equipe de IA da Apple, tem estado impulsionando essa tecnologia nos últimos anos, com o desenvolvimento de grandes modelos de linguagem (LLM) em um projeto conhecido internamente como Apple GPT.

Agora, com a dinâmica atual do mercado, este projeto se tornaria uma prioridade máxima para a empresa.

Embora, honestamente, se esse relatório for verdadeiro, a realidade é que eles estariam chegando um pouco tarde à festa.

ANÚNCIO

Tags


ÚLTIMAS NOTÍCIAS